Médico que foi famoso especialista em inseminação artificial diz: fiquei totalmente horrorizado quando percebi o que estava fazendo
Kathleen Gilbert
CHICAGO, EUA, 13 de junho de 2011 (Notícias Pró-Família) — Um médico que outrora era famoso por seu trabalho no campo da fertilidade diz que desistiu horrorizado depois de perceber que o ramo de seu trabalho era parte da “crescente atitude médica de tratar os bebês como objetos” — um termo que ele diz que seus colegas simplesmente ridicularizavam.
“Faltam-me as palavras para lhe dizer que bem no fundo da minha alma cri que eu havia cometido um mal contra outras pessoas”, o Dr. Anthony Caruso, especialista em endocrinologia reprodutiva, disse para o canal de TV EWTN News num artigo de 9 de junho.
Caruso, que é católico, diz que desistiu de seu emprego e foi para o sacramento da confissão no mesmo dia. “Quando percebi o que eu estava fazendo, fiquei totalmente horrorizado”, dele disse para EWTN News. “Fiquei tão angustiado por ter levado tantos casais por um rumo errado”.
O especialista em fertilidade disse que inicialmente sua motivação era entrar nesse campo de trabalho para ajudar a levar felicidade a um casal infértil — mas desde então percebeu que o procedimento está envolvido em conflito com o ideal de sacrifícios que deve haver entre os cônjuges do casamento. “É… a ideia de que você pode ter tudo o que quiser, onde quiser, quando quiser”, disse ele.
O artigo da EWTN também destacou a carreira do Dr. Michael Kamrava, que está para perder sua licença médica em 1 de julho por seu papel no caso “Octomom”: Kamrava foi o médico que transferiu todos os doze embriões restantes de Nadya Suleman no útero dela, resultando no nascimento de óctuplos em janeiro de 2009.
Normalmente, os médicos que fazem inseminação artificial têm de transferir um máximo de quatro embriões em cada tratamento de fertilidade, e fazem aborto seletivo das crianças se mais de um ou dois bebês sobrevive — um procedimento Suleman recusou.
Caruso comentou que tal “atitude médica de tratar os bebês como objetos” é uma parte da mentalidade da inseminação artificial, onde abortar os bebês inconvenientes é um procedimento tanto rotineiro quanto incentivado.
“Você ficaria surpreso com o número de pessoas que chega a 23, 24 semanas de uma gravidez a partir de inseminação artificial que sofrem complicações de gravidez”, disse ele. “E elas dizem: ‘Não tem problema. Pode jogar fora’. Pois essencialmente elas podem simplesmente voltar e fazer tudo de novo”.
Enquanto isso, Caruso diz que sua conversão é praticamente exclusiva entre os especialistas de inseminação artificial nos Estados Unidos, fazendo dele um pária entre seus colegas.
“A maioria dos meus colegas me vê como um doido”, disse o médico.
Leia artigo completo, em inglês, de EWTN aqui.
Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com
Fonte: http://noticiasprofamilia.blogspot.com
quinta-feira, 2 de maio de 2013
terça-feira, 30 de abril de 2013
Que método devo usar para não engravidar?
| 10 motivos para usar os métodos naturais. |
Por: Rosario Alfaro Martínez
1. Uma vez que se aprende a utilizar, são fáceis, seguros e confiáveis.
2. Aumentam a comunicação entre os cônjuges, ao cooperar com a natureza para o bem-estar físico e moral de ambos.
3. Ajudam a integração do casal, na medida em que os métodos naturais exigem uma completa comunicação e cooperação entre os esposos.
4. São gratuitos, portanto, não é preciso dinheiro para utilizá-los.
5. Estão baseados no respeito, diálogo, responsabilidade comum e autocontrole. Com esta abordagem, os cônjuges vão exercitar sua capacidade intelectual em um terreno que, até bem pouco tempo atrás, alguns tinham considerado puramente instintivo e fora do arbítrio da inteligência.
6. Os métodos naturais fazem com que cada cônjuge amadureça psicologicamente, de forma constante, tratando de ser menos egocêntrico e indo ao encontro do outro.
7. O amor, o respeito e a doação de um ao outro são a chave da regulação natural da fertilidade: a comunicação e o diálogo devem fluir entre os cônjuges, os dois devem saber em que etapa de seu ciclo a mulher se encontra.
8. Os métodos naturais são sistemas que postulam um total e absoluto respeito à vida porque respeitam a ordem natural e possibilitam que o amor conjugal se expresse através da relação sexual, sem que haja probabilidade de gravidez, mas, com a consciência de quando será possível conceber.
9. Os métodos naturais exigem uma maturidade psicossocial, que é a harmonia estável entre o coração e a cabeça, entre sentimento e inteligência.
10. Tem sido comprovado que a taxa de divórcios diminui, quando o casal utiliza métodos naturais. A média de casais que se divorciam atualmente no mundo é de aproximadamente 50%, dos quais se comprovou que somente 2% usam métodos naturais.
Fonte: Site Almas
*****************************
A quem se interessar, indicamos o método Billings como o melhor dos métodos naturais.
domingo, 28 de abril de 2013
Estamos em Guerra
Nota de João Batista:
Estou fazendo uma re-publicação dos textos anteriormente publicados no EcclesiaeDei, para, ao terminar, fechar aquele blog e ficar somente com esse. Alguns vamos re-publicar e outros não, dependendo do assunto.
Esse texto é antigo, de 2007, mas tão atual que precisa ser lido novamente.
Um abraço e boa leitura.
-----------------------------------------
Você ainda não recebeu a convocação?
Não sei se você já percebeu que a violência tem aumentado? Você já percebeu que a corrupção está alastrada em todos os seguimentos da sociedade, não somente no meio político? Você já percebeu que a fé de muitos tem se arrefecido neste tempo? Já percebeu que o número de jovens nas drogas, no alcoolismo e na violência tem aumentado assustadoramente? E os matrimônios desfeitos pelo adultério e por coisinhas tão pequenas? Poderia citar tantas outras coisas, e talvez você que esteja lendo essa matéria esteja dizendo: “que visão negativa do nosso mundo, que reducionismo”, mais o que citei é o mínimo do que cada dia ao ligarmos os noticiários acabamos testemunhando. A realidade é muito triste.
Hoje precisamos alargar nossa visão, e entrar em combate, pois o Senhor está convocando os guerreiros para combaterem pelo seu povo que está morrendo na escravidão, Ele está procurando homens e mulheres que se coloquem na “brecha” da oração para destronarem satanás e entronizarem Cristo de uma vez por todas como Senhor da nossa nação, dos nossos estados, das nossas cidades, da nossa família.A convocação que hoje quero fazer é para que todos nós, católicos e evangélicos, todo homem de boa vontade, assuma a arma do jejum como instrumento de libertação para a nossa nação, para a nossa vida. O Senhor disse aos seus discípulos quando não conseguiram expulsar uma espécie de demônio: “Essa espécie de demônio só pode ser expulsa pela oração e pelo jejum”. (Mc 9, 29). Temos que entrar em combate, S.Paulo já nos alertou para o mesmo.
Deus nesse mês de junho me deu uma palavra de vida, que está em 2 Crônicas 20, que fala da vitória de Josafá sobre Moab e Amon, mostrando quando três reinos se levantam contra Judá, e sem forças e com medo, Josafá convoca um jejum, e todo o povo entra no combate do jejum e da oração. v.3-4: “Josafá ficou com medo e começou a invocar o Senhor. Decretou também um jejum para todo Judá, e Judá se reuniu para implorar o auxílio do Senhor. Também das cidades do interior de Judá o povo acorreu para implorar o Senhor”. Vemos que Josafá era um homem de visão, não combatia somente com a garantia de suas armas e de seu exército, mais combatia no poder de Deus e nas armas que o Senhor colocava em seu favor. Vale a pena ler toda a oração que está nos versos 5-12! O texto continua: v.14-17,“Então, no meio da assembléia o Espírito do Senhor desceu sobre Jaaziel filho de Zacarias, filho de Banaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita descendente de Asaf. Ele exclamou: ‘Atenção, todo Judá, moradores de Jerusalém e tu, rei Josafá! Assim vos fala o Senhor: não deveis temer nem tremer à vista dessa multidão enorme, pois a luta não é vossa, e sim de Deus.
Quando nos colocamos em combate damos liberdade para Deus assumir por nós a batalha e vencê-la, quando nos dobramos diante do Senhor, Ele se levanta em nosso favor. Se queres vencer a guerra, ore, jejue, se dobre diante de Deus, e verás a sua glória e a manifestação do seu poder. O nosso país precisa que cada um de nós esteja nesse intenso combate através da oração e do jejum, talvez o que a sua família esteja precisando é que você ore e jejue por eles. Há da parte de Josafá e todo o povo uma atitude profética: “Josafá inclinou-se até o rosto tocar no chão. E todos os habitantes de Judá e Jerusalém se prostraram diante do Senhor e o adoraram. Os levitas caatitas e coreitas se levantaram e com voz forte cantaram hinos ao Senhor, Deus de Israel”(v.18-19).
Se você quiser vencer a guerra: ore e jejue! Ainda há tempo para a vitória, na nossa nação, na nossa casa. Foi isso que Nossa Senhora em abril de 1992 quando as bombas começaram a cair ao redor de Medjugorje eem toda Bósnia-Hezergovina, onde viam-se os mortos e a destruição, em sua primeira mensagem logo após os bombardeios ela disse: “Meus queridos filhos, só a oração e o jejum podem parar a guerra. Nestes dias agitados Satanás procura seduzir o maior número possível de almas, por isso convido-vos a que vos decidais por Deus, que vos protegerá e vos mostrará o que deveis fazer e que caminhos deveis tomar”. Medjugorje não foi atingida por nenhuma bomba e a guerra cessou, pois o povo ouviu o apelo e se pôs em atitude de oração e jejum.
Temos as armas, agora precisamos usá-las.Eu já estou a quase um mês nesse combate, fazendo o “jejum de Daniel”! E você, está disposto a combater? O Senhor está fazendo uma grande convocação! A vitória é certa!O Senhor venceu por Josafá e todo o povo de Judá, Ele vencerá por nós!Deus abençoe o seu propósito!
Seu amigo,
Pe.Roger Luis - Canção Nova
Fonte: Blog do Padre Roger Luis
http://blog.cancaonova.com/padrerogerluis/2007/06/22/estamos-em-guerra-voce-ainda-nao-recebeu-a-convocacao/
Estou fazendo uma re-publicação dos textos anteriormente publicados no EcclesiaeDei, para, ao terminar, fechar aquele blog e ficar somente com esse. Alguns vamos re-publicar e outros não, dependendo do assunto.
Esse texto é antigo, de 2007, mas tão atual que precisa ser lido novamente.
Um abraço e boa leitura.
-----------------------------------------
Você ainda não recebeu a convocação?
Não
tenho dúvidas do quanto nesses tempos que estamos vivendo, o combate
tem aumentado! Você já percebeu isso? Porém, a nossa guerra não é contra
a homens de carne ou sangue, nossa guerra não é contra exércitos de
outras nações, diz S.Paulo na Carta ao Efésios que, “nossa luta não é
contra a carne ou sangue, mais contra os principados, as potestades, os
dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo
espaço”. (Ef 6, 12).
Não sei se você já percebeu que a violência tem aumentado? Você já percebeu que a corrupção está alastrada em todos os seguimentos da sociedade, não somente no meio político? Você já percebeu que a fé de muitos tem se arrefecido neste tempo? Já percebeu que o número de jovens nas drogas, no alcoolismo e na violência tem aumentado assustadoramente? E os matrimônios desfeitos pelo adultério e por coisinhas tão pequenas? Poderia citar tantas outras coisas, e talvez você que esteja lendo essa matéria esteja dizendo: “que visão negativa do nosso mundo, que reducionismo”, mais o que citei é o mínimo do que cada dia ao ligarmos os noticiários acabamos testemunhando. A realidade é muito triste.
Hoje precisamos alargar nossa visão, e entrar em combate, pois o Senhor está convocando os guerreiros para combaterem pelo seu povo que está morrendo na escravidão, Ele está procurando homens e mulheres que se coloquem na “brecha” da oração para destronarem satanás e entronizarem Cristo de uma vez por todas como Senhor da nossa nação, dos nossos estados, das nossas cidades, da nossa família.A convocação que hoje quero fazer é para que todos nós, católicos e evangélicos, todo homem de boa vontade, assuma a arma do jejum como instrumento de libertação para a nossa nação, para a nossa vida. O Senhor disse aos seus discípulos quando não conseguiram expulsar uma espécie de demônio: “Essa espécie de demônio só pode ser expulsa pela oração e pelo jejum”. (Mc 9, 29). Temos que entrar em combate, S.Paulo já nos alertou para o mesmo.
Deus nesse mês de junho me deu uma palavra de vida, que está em 2 Crônicas 20, que fala da vitória de Josafá sobre Moab e Amon, mostrando quando três reinos se levantam contra Judá, e sem forças e com medo, Josafá convoca um jejum, e todo o povo entra no combate do jejum e da oração. v.3-4: “Josafá ficou com medo e começou a invocar o Senhor. Decretou também um jejum para todo Judá, e Judá se reuniu para implorar o auxílio do Senhor. Também das cidades do interior de Judá o povo acorreu para implorar o Senhor”. Vemos que Josafá era um homem de visão, não combatia somente com a garantia de suas armas e de seu exército, mais combatia no poder de Deus e nas armas que o Senhor colocava em seu favor. Vale a pena ler toda a oração que está nos versos 5-12! O texto continua: v.14-17,“Então, no meio da assembléia o Espírito do Senhor desceu sobre Jaaziel filho de Zacarias, filho de Banaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita descendente de Asaf. Ele exclamou: ‘Atenção, todo Judá, moradores de Jerusalém e tu, rei Josafá! Assim vos fala o Senhor: não deveis temer nem tremer à vista dessa multidão enorme, pois a luta não é vossa, e sim de Deus.
Amanhã
deveis sair para os atacar. Eles vão subir pela encosta de Sis e
topareis com eles na extremidade superior do vale, à entrada do deserto
de Jeruel. Não sois vós que vais fazer este combate. Tomai posição,
ficai parados, observando como o Senhor vos salvará, Judá e Jerusalém!
Não deveis temer nem tremer. Saí-lhes amanhã ao encontro e o Senhor
estará convosco’”.
Quando nos colocamos em combate damos liberdade para Deus assumir por nós a batalha e vencê-la, quando nos dobramos diante do Senhor, Ele se levanta em nosso favor. Se queres vencer a guerra, ore, jejue, se dobre diante de Deus, e verás a sua glória e a manifestação do seu poder. O nosso país precisa que cada um de nós esteja nesse intenso combate através da oração e do jejum, talvez o que a sua família esteja precisando é que você ore e jejue por eles. Há da parte de Josafá e todo o povo uma atitude profética: “Josafá inclinou-se até o rosto tocar no chão. E todos os habitantes de Judá e Jerusalém se prostraram diante do Senhor e o adoraram. Os levitas caatitas e coreitas se levantaram e com voz forte cantaram hinos ao Senhor, Deus de Israel”(v.18-19).
A
partir da oração e do jejum, da rendição total a Deus, Josafá não
precisou pegar em armas para vencer o inimigo que se levantou contra
ele, os Levitas foram à frente com vestes solenes cantando louvores a
Deus, e o inimigo confuso pela música do céu, caiu numa emboscada e se
autodestruiu. O Senhor se levantou em favor do povo, porque Josafá e seu
povo tiveram coragem de se dobrar diante de Deus, com orações e
jejuns.Deus está recrutando pessoas para esse exército de salvação, o
Senhor nos convoca a um grande e intenso jejum.
Se você quiser vencer a guerra: ore e jejue! Ainda há tempo para a vitória, na nossa nação, na nossa casa. Foi isso que Nossa Senhora em abril de 1992 quando as bombas começaram a cair ao redor de Medjugorje eem toda Bósnia-Hezergovina, onde viam-se os mortos e a destruição, em sua primeira mensagem logo após os bombardeios ela disse: “Meus queridos filhos, só a oração e o jejum podem parar a guerra. Nestes dias agitados Satanás procura seduzir o maior número possível de almas, por isso convido-vos a que vos decidais por Deus, que vos protegerá e vos mostrará o que deveis fazer e que caminhos deveis tomar”. Medjugorje não foi atingida por nenhuma bomba e a guerra cessou, pois o povo ouviu o apelo e se pôs em atitude de oração e jejum.
Temos as armas, agora precisamos usá-las.Eu já estou a quase um mês nesse combate, fazendo o “jejum de Daniel”! E você, está disposto a combater? O Senhor está fazendo uma grande convocação! A vitória é certa!O Senhor venceu por Josafá e todo o povo de Judá, Ele vencerá por nós!Deus abençoe o seu propósito!
Seu amigo,
Pe.Roger Luis - Canção Nova
Fonte: Blog do Padre Roger Luis
http://blog.cancaonova.com/padrerogerluis/2007/06/22/estamos-em-guerra-voce-ainda-nao-recebeu-a-convocacao/
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Indulgências - o que são elas e para que servem?
Em
algumas ocasiões, Igreja oferece aos seus filhos a possibilidade de
receber indulgência por seus pecados. Trata-se de uma doutrina que
causou polêmica na história (deu início à revolta luterana) e é de
difícil compreensão teológica. Muitas pessoas têm perguntado sobre o
sentido das indulgências e algumas pediram-me que escrevesse sobre o
tema. Por isso, decidi tratar do tema.
Um pouco de históriaAs raízes da prática da indulgências estão na Igreja primitiva, mas a prática mesma somente surgiu na França no século X e a doutrina sobre esta prática (a reflexão sobre o sentido da prática) deu-se somente a partir do século XII. É como na vida: primeiro as coisas acontecem, depois é que se reflete sobre o sentido do que aconteceu! Vou apresentar de modo muito resumido a história das indulgências e depois vou demorar-me mais explicando o sentido bíblico e teológico delas.
No início a disciplina penitencial da Igreja era muito rígida: uma pessoa que cometesse pecado grave após o Batismo, depois de confessar seu pecado não recebia logo a absolvição. Primeiro tinha que cumprir a penitência pelo seu pecado – penitência esta que era muito severa. Hoje o padre diz: “reze um salmo”, “faça um ato de caridade a uma pessoa”, “reze um pai-nosso”... Antigamente não era assim. A penitência poderia ser, por exemplo, um ano sem poder negociar, um ou dois anos sem poder assumir cargos públicos, para os casados, um ano sem ter relações sexuais, um longo tempo afastado de atividades comerciais, um ano de jejum, etc. Enquanto cumpria a penitência, o penitente não podia participar da Missa completa: saía após a Oração dos fiéis! Em geral era na Quinta-feira santa pela manhã que o Bispo reunia todos os penitentes que tinham terminado de cumprir a penitência e dava-lhes, finalmente, a absolvição dos pecados. Eles, então, poderiam participar da santa Missa da Vigília pascal e voltar a comungar! (É dessa reunião do Bispo com os penitentes na Quinta-feira pela manhã que surgiu a nossa Missa do Crisma).
No século X, os bispos franceses, pela primeira vez abreviaram ou suprimiram a penitência daqueles penitentes que livremente ajudassem nas obras públicas pelo bem da comunidade: construção ou manutenção de hospitais e leprosários, de santuários, etc. Assim, a Igreja, mediante estas obras que o penitente realizava com espírito de piedade e com espírito de reparação da ofensa a Deus, dispensava-o da penitência devida pelo seu pecado. Era um modo de mostrar benevolência e misericórdia para com o penitente que sofria com o demorado período penitencial que lhe era imposto. Daqui nasceram as indulgências: obras realizadas com espírito de piedade e arrependimento mediante as quais a Igreja suplicava a Deus o perdão para as penas que o pecado trazia para o pecador. Assim, a Igreja, corpo e esposa de Cristo, ministra da reconciliação, derramava sobre seus filhos as riquezas da graça e do perdão do Senhor Jesus morto e ressuscitado!
Infelizmente, houve excessos na baixa Idade Média: muitas vezes as indulgências foram usadas como meio fácil de arrecadar dinheiro: ao invés de obras de misericórdia, a obra pedida para obter-se as indulgências eram fartas esmolas em dinheiro ou terras. É clara a tentação de fazer das indulgências por um lado, um meio fácil de arrecadar dinheiro por parte das autoridades eclesiásticas e por outro lado, um meio fácil para o penitente achar-se livre das conseqüências do pecado sem um real esforço de conversão. Os abusos levavam a pensar que o céu poderia ser comprado. Um pouco como algumas seitas fazem hoje com o dízimo! Então, uma prática que em si mesma tem sentido evangélico, foi usada de modo abusivo... que provocou escândalos e ajudou a causar divisões na Igreja de Cristo. Hoje, graças a Deus, o sentido das indulgências foi retomado e aprofundado. É este sentido que vou apresentar a seguir.
Um pouco de teologia
Antes de tudo é bom deixar claro que as indulgências fazem parte da fé da Igreja. Um católico não pode negar sua validade. O Concílio de Trento ensinou que a doutrina das indulgências é útil e deve ser mantida! A questão é como compreender tal doutrina. Aqui entra o papel do teólogo!
Não encontramos diretamente uma palavra da Sagrada Escritura sobre as indulgências. No entanto, encontramos nela os elementos que fundamentam e justificam a doutrina sobre as mesmas. Vejamos! Para toda a Escritura é muito claro que o pecado deixa marcas em nós: ele nos afasta de Deus, de modo que voltar a ele é um processo mais ou menos longo, dependendo do caso. Mesmo quando a pessoa se arrepende e o pecado é perdoado, ficam conseqüências, seqüelas que não desaparecem de uma vez só. É aí que aparece a necessidade de uma sincera penitência, uma reeducação nos caminhos de Deus, uma clara e humilde aceitação do seu juízo. Vejamos alguns exemplos: “Congregados em nome de Nosso Senhor Jesus vós e meu espírito com autoridade de Nosso Senhor Jesus, entrego esse tal a Satanás para ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor” (1Cor 5,4s); “Alguns, que a rejeitaram, naufragaram na fé. É o caso de Himeneu e Alexandre, que entreguei a Satanás para aprenderem a não blasfemar” (1Tm 1,19s); “Por seus julgamentos o Senhor nos corrige para não sermos condenado com o mundo” (1Cor 11,32); “Eis que vou lançá-la na cama e em grande tribulação aqueles que com ela cometem adultério, a não ser que se arrependam de suas obras. Seus filhos, eu os farei morrer, e todas as igrejas conhecerão que sou eu quem sonda os rins e os corações. Retribuirei a cada um de vós segundo as obras” (Ap 2,22s). Portanto, o pecado deixa conseqüências em nós e nos outros que não são suprimidas pelo simples arrependimento: “Para o homem ele disse: ‘Porque ouviste a voz da mulher e comeste da árvore, cujo fruto te proibi comer, amaldiçoada será a terra por tua causa’” (Gn 1,17ss); “O Senhor disse a Moisés e Aarão: ‘Visto que não acreditastes em mim, santificando-me aos olhos dos israelitas, não introduzireis este povo na terra que lhes vou dar’. O Senhor disse a Moisés: ‘Sobe ao monte Abarim para ver a terra que darei aos israelitas. Depois de vê-la, também irás reunir-te a teu povo, como já aconteceu com teu irmão Aarão’”. (Nm 20,12; 27,13s); “Davi respondeu a Natã: ‘Pequei contra o Senhor’. Natã lhe replicou: ‘O Senhor, de sua parte, perdoou o teu pecado e não deverás morrer. Só que, por teres ultrajado o Senhor com o teu proceder, o filho que te nasceu morrerá’” (2Sm 12,13s).
O que a Escritura quer ensinar com estas passagens bíblicas que citei? Que Deus é carrasco, que gosta de castigar o pecador arrependido? Não! O sentido é outro, bem mais profundo: toda má ação nossa, todo pecado, nos prejudica, nos fecha para Deus e para os outros, nos desfigura e nos deixa mais fracos, dependentes: “Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8,34). Pensemos numa pessoa que fuma: fica mais dependente e prejudica os outros com suas baforadas... e mesmo que queira deixar de fumar, sente-se tanto mais fraca para deixar quanto mais arraigado for o seu vício. E aquele que fala mal da vida alheia: quanto mais fala, mais viciado fica. Pois bem, ao confessar sua falta, o pecador é perdoado, mas o vício ficou mais forte, mais entranhado e o prejuízo que causou aos outros, falando deles, não é eliminado e continua fazendo mal! Portanto o pecado que cometemos deixa cicatrizes em nós e nos outros! Então, como corrigir isso? Como livrar-se do vício? Como corrigir o prejuízo, as seqüelas que o vício deixa? Pela oração, a penitência, as obras de caridade e o combate espiritual! A Escritura muitas vezes fala disto e nos exorta a este combate, a este esforço disciplinado e constante para extirpar o mal em nós! Tudo isso vai nos abrindo para Deus e os irmãos, vai nos reeducando, vai nos redirecionando para o bem, vai nos amadurecendo e dando força contra o mal! É muito importante compreender isso: a conversão nunca é repentina; sempre é um processo: mesmo que eu creia no Cristo de repente, tenho, depois, pouco a pouco, que ir corrigindo meus vícios e más tendências! Quantas pessoas realmente convertidas dizem: “Ah, padre, as coisas que fiz no passado ainda hoje me tentam, vêm-me à memória e querem levar-me a pecar novamente!” Temos, portanto, que lutar contra os vícios (= as más tendências) que ficaram em nós porque se a gente não aprender a superar estas imperfeições agora, nesta vida, o Senhor nos purificará delas logo após a nossa morte – é o que chamamos comumente de purgatório! O fato é que nada de impuro pode permanecer diante do Cristo Ressuscitado, o Santo de Deus (cf. Ex 19,10; Is 6,5-7; Ap 21,27). Somos cristãos, queremos seguir o Cristo, caminhamos com ele... mas a poeira do caminho, a infidelidade que nos impediu de ser totalmente abertos para o Cristo, tem que ser deixada para trás... nesta vida ou na outra, quando, logo após a morte, encontrarmo-nos com o Senhor que nos acolhe com seu Espírito de amor. O próprio Lutero, mesmo depois de separar-se da Igreja, continuou afirmando o purgatório. Somente mais tarde é que o negou. Ele distinguia entre ser justificado (quer dizer, ser salvo no momento em que creio em Jesus) e ser santificado (que é um processo pelo qual a minha vida vai de verdade sendo transformada pela graça que vem da fé e pelo combate interior)! Sobre o purgatório, procure ler o que eu escrevi nos artigos sobre escatologia!
Agora, demos um passo mais adiante. A Igreja pode ajudar seus filhos neste processo de conversão constante, de purificação, que é toda a nossa vida: ela, corpo e esposa de Cristo, reza de modo especial, pela expiação (pela purificação) de seus membros, aplicando-lhes solenemente o mérito infinito de Cristo, que é seu tesouro e cabeça de todos os membros do corpo eclesial. A oração da Igreja pedindo que seus membros sejam libertados das conseqüências danosas que o pecado deixa (= estas marcas, estes vícios, que também são chamados pela tradição teológica de “penas”), é o que chamamos de indulgências. E a Igreja tem certeza de ser ouvida na sua oração, primeiro porque ela ora conforme a vontade de Cristo que nos quer dar o perdão e a salvação; segundo porque ora não como na oração privada, mas como oração de toda a Igreja, corpo de Cristo-Cabeça! Dito de outro modo: as indulgências são uma ajuda que a Igreja nos dá no nosso processo de conversão: pela oração eclesial a graça de Cristo atua para nos libertar dos apegos e dependências que o pecado provoca em nós impedindo-nos a uma total abertura para o Cristo. Esta oração, a Igreja faz não somente pelos vivos, mas também pelos defuntos! Aqui é necessário notar bem: não é a Igreja quem salva: é Cristo! A Igreja, como ministra da reconciliação, como aquela que tem por missão fazer presente no mundo a salvação que vem do Senhor Jesus, como aquela que tem em Cristo seu único tesouro, pede pelo mérito do Senhor Jesus e pela intercessão de todos aqueles que já estão unidos a Cristo, nosso único mediador, que conceda aos seus filhos a força para romperem com os vícios, isto é, com as marcas e dependências deixadas pelos pecados. Isto vale também para os mortos quando, logo após a morte, eles são purificados das seqüelas de seus pecados: o que não corrigimos na nossa peregrinação terrestre o Senhor corrigirá no momento mesmo do nosso encontro com ele – e aqui a oração da Igreja conforta imensamente o irmão no momento do encontro com o Senhor que o purificará. A salvação é pessoal, mas não é individualista, isolada: somos salvos como membros de um povo, o povo de Deus, corpo de Cristo. Para os mortos, as indulgências são este apoio, este conforto, esta oração que todo o corpo de Cristo faz pelo irmão no momento do encontro com o Senhor: nem aí estamos sozinhos, mas estamos no corpo de Cristo e com o corpo de Cristo, que é a Igreja! Não esqueça: você poderá compreender melhor a doutrina do purgatório e da oração pelos mortos lendo meu artigo sobre o assunto naqueles textos sobre Escatologia, que escrevi neste mesmo jornal.
Para deixar ainda mais claro este sentido das indulgências, vamos explicar aquela definição que tantas vezes está sendo apresentada neste Ano Santo: “indulgência é a remissão da pena temporal, devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel recebe em certas condições determinadas, pela intervenção da Igreja, que distribui e aplica a todos os fiéis, pela autoridade que Cristo lhe conferiu, o tesouro dos méritos do Redentor, da Virgem Maria e dos Santos”.
Vamos destrinchar, parte por parte, esta definição:
(1) é a remissão da pena temporal: já expliquei que tudo quanto fazemos deixa marcas em nós, constrói para o bem ou para o mal a nossa personalidade, tornam-se em nós um hábito bom (= virtude) ou um hábito mau (= vício). Estas marcas terão que ser purificadas, nesta vida ou na outra; esta necessidade de purificação é o que se chama “pena temporal”. Note que é diferente da pena eterna (o inferno). As marcas que o pecado deixa em mim somente poderão ser corrigidas pelo exercício das boas obras, como a oração, a penitência a esmola... ou seja, por um exercício de correção interior. Pagar a pena quer dizer esforçar-se, exercitar-se para corrigir nossos vícios! A Igreja pode ajudar-nos a corrigir estas marcas da nossa personalidade, pode ajudar-nos a ser abertos a Cristo, pode dar-nos a remissão da pena temporal, quer dizer, ajudar-nos na libertação destes vícios que nos prendem!
(2) devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa: ao receber o perdão no sacramento da penitência, meu pecado é perdoado, minha culpa foi cancelada, mas suas conseqüências em mim permanecem: fiquei mais fraco, mais viciado naquele pecado... só posso corrigir-me pelo combate interior! A indulgência é a ajuda da Igreja neste combate!
(3) que o fiel bem disposto recebe em certas condições determinadas, pela intervenção da Igreja pela autoridade que Cristo lhe conferiu: a Igreja recebeu de Cristo o ministério da reconciliação. Em nome de Cristo, de quem é corpo e esposa, ela pode, sob certas condições, rezar pelos seus filhos, pedindo ao Cristo que não quer a morte do pecador, que liberte o irmão das penas, das conseqüências oriundas de seus pecados. Se a oração do justo alcança o céu, imaginemos a oração de toda a Igreja, unida ao seu Senhor Jesus, de quem é corpo! Observe que para receber as indulgências é preciso estar “bem disposto”! Voltaremos a isto mais adiante.
(4) o tesouro dos méritos do Redentor, da Virgem Maria e dos Santos: aqui é preciso atenção! A Igreja tem poder junto de Deus porque tem um grande tesouro: Cristo! Ele que por nós se encarnou, morreu, ressuscitou e enriqueceu-nos com seu Espírito... ele é o único e absoluto tesouro da Igreja: “Onde está o teu tesouro, aí estará teu coração!” O coração da Igreja está em Cristo! E a Igreja, confiando nele, intercede pelos seus filhos pecadores. Como entender, então, os méritos da Virgem Maria e dos Santos? Já escrevi sobre isso também aqui nO SEMEADOR ao explicar o culto aos Santos. Seus méritos não estão ao lado dos méritos de Cristo nem acrescentam nada aos méritos de Cristo. Seus méritos nada mais são que o fruto da graça e da ação do Cristo na vida deles. Eles foram grandes no serviço a Cristo? “Pela graça de Deus sou o que sou!” Estes irmãos que já estão com Cristo rezam por nós, rezam em Cristo, com quem estão na glória, rezam porque estão cheios da glória de Cristo, da vida de Cristo, dos méritos de Cristo! “Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus!”
Restam ainda dois pontos a serem explicados: (a) as obras a serem realizadas para que se receba a indulgência e (b) a distinção entre indulgência plenária e parcial.
Quanto ao primeiro ponto, a Igreja determina alguns gestos concretos que indiquem nossa disposição sincera em mudar de vida, em nos abrir para a graça de Deus. As “práticas” requeridas para as indulgências não podem ser tomadas como uma coisa automática, mecânica. Não! Têm que significar um desejo sincero de conversão de vida! Realizando essas práticas eu externo aos outros e exprimo a mim mesmo que desejo de coração, com a ajuda da oração da Igreja, deixar meus vícios e abrir-me generosamente para o Senhor. Para a indulgência deste Jubileu do Milênio a Igreja pede: (i) a confissão sacramental (não comunitária!), (ii) a comunhão eucarística, (iii) um momento de meditação e oração mental (com minhas próprias palavras) concluída por um Pai-nosso, (iv) a recitação do Credo e (v) uma invocação à Virgem. Atenção, atenção! Não são gestos mágicos, práticas automáticas! São apenas gestos, que exprimem uma atitude interior de conversão! Se não exprimirem isso, não valem nada! Não posso jamais afirmar: fiz estas práticas, recebi automaticamente a indulgência! É necessário estar “bem disposto”!
Quanto à questão das indulgências plenárias ou parciais. Primeiramente é bom esclarecer que não faz parte da doutrina infalível da Igreja distinguir entre indulgências plenárias ou parciais! Faz parte da fé normativa da Igreja afirmar a validade das indulgências; a distinção entre parcial e plenária não e obrigatória! Mas, em que se baseia tal distinção? Já deixei claro que nossa atitude interior é o que mais conta para receber a indulgência. Pois bem: se meu arrependimento é perfeito, se meu desejo de mudança de vida é radical, se meu propósito de lutar contra os vícios é decidido, a indulgência é dita plenária. Quer dizer: o Senhor libertar-me-á de todas as seqüelas de meus pecados. Mas, se minha abertura não é completa, então a indulgência é dita parcial: a graça age em mim à medida que eu me abro para ela. Se eu somente me abro parcialmente, ela somente age em mim parcialmente; se me abro totalmente, ela age em mim totalmente! Um modo simples de exprimir isso é o seguinte: quando me confesso para receber a indulgência, se minha contrição, meu arrependimento foi perfeito (quer dizer, um arrependimento total, profundo e sincero, que muda totalmente a minha vida), a indulgência será plenária; se, ao contrário, meu arrependimento foi sincero, mas não perfeito (aí se chama “atrição”), então a indulgência não será nunca plenária! Então, não saberemos nunca nesta vida se a indulgência em mim foi parcial ou plenária! Recordemo-nos que a contrição perfeita é uma grande graça de Deus, que toca e transfigura nossa coração! No Ano Santo a Igreja nos oferece a indulgência plenária; se eu for plenamente aberto, ela será realmente plenária; se eu for só parcialmente aberto, ela será parcial! O Papa Paulo VI afirmava de modo muito sábio: “As indulgências não são um modo fácil para evitar a necessária penitência pelos pecados, mas oferecem sobretudo um conforto, que os fiéis individualmente, conscientes de suas debilidades, encontram no corpo místico de Cristo, o qual coopera na conversão deles com a caridade, com o exemplo e com a oração!”
Como você pode perceber, a doutrina das indulgências não é muito simples. Releia todo o artigo com atenção para compreender bem! Uma coisa é certa: as indulgências são uma bela oportunidade que Cristo nos oferece através da Igreja! Não recebamos em vão a graça de Deus!”
Fonte: Site Padre Henrique
http://www.padrehenrique.com/doutrina_catolica.htm#
Voltando as atividades!!!
Olá, para você que se cadastrou a receber nossas publicações por E-mail, vai estranhar... sim, faz tempo, mais de um ano que não posto nada nesse blog. Algumas coisas acontecem em nossa vida que dão reviravoltas incríveis.
Passamos por grandes provações, sofrimentos, alegrias... e o que sobra? Sobra Deus! Sobra nossa Fé! Sobra a alegria de saber que, com Jesus em nosso barco, ele balança, balança, entra muita água... mas não afunda.
Por isso, informo que estou voltando a postar informações úteis sobre nossa fé e nossa Igreja a partir de hoje.
Caso queira continuar conosco, será uma alegria. Se não, fique a vontade.
Grande abraço e até breve!
João Batista
Passamos por grandes provações, sofrimentos, alegrias... e o que sobra? Sobra Deus! Sobra nossa Fé! Sobra a alegria de saber que, com Jesus em nosso barco, ele balança, balança, entra muita água... mas não afunda.
Por isso, informo que estou voltando a postar informações úteis sobre nossa fé e nossa Igreja a partir de hoje.
Caso queira continuar conosco, será uma alegria. Se não, fique a vontade.
Grande abraço e até breve!
João Batista
quinta-feira, 1 de março de 2012
10 mandamentos atualizados
Você é Católico?
Se diz praticante?
Se amanhã você morrer, você acha que irá para o Ceu por suas orações, suas atitudes e sua caridade?
No mundo em que vivemos, temos tanta informação e tão pouca pela salvação...
Temos tantas coisas para fazer e tão pouco tempo...
Trabalho, estudos, família, casa, lazer, amigos, etc, etc, etc... torna-se praticamente impossível atender a tudo e a todos... mas... qual sua prioridade?
Novamente te pergunto: se hoje você morresse ou se hoje Jesus voltasse, você seria salvo?
Vivemos num mundo que perdeu a noção de pecado, de certo e errado, de moral e imoral.
Tudo pode, tudo é permitido... e vamos, aos poucos, perdendo também o senso... e achando também que tudo é normal, que tudo pode. O mundo se modernizou, as coisas mudaram. As modas, as tecnologias, o comportamento interpessoal, tudo mudou... mas... queria te avisar que as Leis de Deus são imutáveis.
Aquelas coisas que você aprendeu de sua mãe ou de sua avó ou que leu na Bíblia ou em algum livro religioso, continuam valendo.
Os 10 mandamentos continuam valendo... e... pra sua informação, quando Jesus voltar, ou quando você morrer (não sabemos qual dos dois eventos é o mais próximo), Ele vai te cobrar por eles... e não vai adiantar dizer que não sabia...
Vamos a eles
Amar a Deus sobre todas as Coisas – hoje em dia, prega-se amor a si mesmo, aos outros mas nunca a Deus... você ama a Deus acima de tudo?
Não tomar seu Santo Nome em vão – você pragueja contra Deus, fala mal, jura em falso, usa o nome de Deus a toa?
Guardar Domingos e Festas – no mundo atual, em que o prazer pessoal está acima de tudo, descansar e ir à Igreja em dias de festa religiosa tornou-se regra para poucos. Normalmente a pescaria, a festa, a viagem de férias é mais importante que essa guarda.
Honrar Pai e Mãe – aqueles pais que estão deixados nos asilos, ou abandonados em suas casas, aqueles que são agredidos, deixados de lado, ouvem gritos ou simplesmente são ignorados... esses não são honrados. E seus filhos serão cobrados por isso
Não matar – sim, você nunca matou. Mas se você é a favor do aborto, você pode ter matado, seja por você mesmo, seja por sugestão ou apoio aos que fazem.
Não pecar contra a castidade – essa é a pior hoje em dia... vemos em TV aberta a qualquer hora do dia, casais não casados tendo relação sexual... e a desculpa é Mas eles se amam!!!! Mas estão pecando contra a castidade. E apesar de acharem que estão corretos, pois “todo mundo faz”, serão cobrados por isso.
Não furtar – isso vale para a caneta da empresa, a bala do bar e todas aquelas “coisinhas” que você pegou “emprestado” sem que o dono soubesse.
Não levantar falso testemunho – quantas fofocas que você andou fazendo e que “aumentou só um pouquinho” os fatos?
Não desejar a mulher do próximo – isso vale para a mulher e para o homem...
Não cobiças as coisas alheias – básico, mas num mundo consumista que vivemos, isso passa a ser normal e até, dizem, necessário. Temos que ter ambição... será?
A vida passa muito rápido, e a qualquer momento, a morte pode chegar... alguns tem tempo de sobra, outros morrem tão cedo que precisamos estar preparados... o mundo nos diz: aproveite a vida! Deus nos Diz: seja Santo!!!
Você é Santo? Merece o ceu?
Talvez, quando resolver acordar, seja tarde demais...
Aproveite o tempo da Quaresma, de Conversão, para buscar a Deus, confessar-se, fazer sacrifícios, e rezar... por você, por sua família, por seus amigos, por todos os que hoje possam estar perdidos e que talvez, você seja aquele que pode levá-lo ao céu, seja por uma palavra, uma atitude ou uma oração.
um abraço e boa quaresma!
João Batista
Se diz praticante?
Se amanhã você morrer, você acha que irá para o Ceu por suas orações, suas atitudes e sua caridade?
No mundo em que vivemos, temos tanta informação e tão pouca pela salvação...
Temos tantas coisas para fazer e tão pouco tempo...
Trabalho, estudos, família, casa, lazer, amigos, etc, etc, etc... torna-se praticamente impossível atender a tudo e a todos... mas... qual sua prioridade?
Novamente te pergunto: se hoje você morresse ou se hoje Jesus voltasse, você seria salvo?
Vivemos num mundo que perdeu a noção de pecado, de certo e errado, de moral e imoral.
Tudo pode, tudo é permitido... e vamos, aos poucos, perdendo também o senso... e achando também que tudo é normal, que tudo pode. O mundo se modernizou, as coisas mudaram. As modas, as tecnologias, o comportamento interpessoal, tudo mudou... mas... queria te avisar que as Leis de Deus são imutáveis.
Aquelas coisas que você aprendeu de sua mãe ou de sua avó ou que leu na Bíblia ou em algum livro religioso, continuam valendo.
Os 10 mandamentos continuam valendo... e... pra sua informação, quando Jesus voltar, ou quando você morrer (não sabemos qual dos dois eventos é o mais próximo), Ele vai te cobrar por eles... e não vai adiantar dizer que não sabia...
Vamos a eles
Amar a Deus sobre todas as Coisas – hoje em dia, prega-se amor a si mesmo, aos outros mas nunca a Deus... você ama a Deus acima de tudo?
Não tomar seu Santo Nome em vão – você pragueja contra Deus, fala mal, jura em falso, usa o nome de Deus a toa?
Guardar Domingos e Festas – no mundo atual, em que o prazer pessoal está acima de tudo, descansar e ir à Igreja em dias de festa religiosa tornou-se regra para poucos. Normalmente a pescaria, a festa, a viagem de férias é mais importante que essa guarda.
Honrar Pai e Mãe – aqueles pais que estão deixados nos asilos, ou abandonados em suas casas, aqueles que são agredidos, deixados de lado, ouvem gritos ou simplesmente são ignorados... esses não são honrados. E seus filhos serão cobrados por isso
Não matar – sim, você nunca matou. Mas se você é a favor do aborto, você pode ter matado, seja por você mesmo, seja por sugestão ou apoio aos que fazem.
Não pecar contra a castidade – essa é a pior hoje em dia... vemos em TV aberta a qualquer hora do dia, casais não casados tendo relação sexual... e a desculpa é Mas eles se amam!!!! Mas estão pecando contra a castidade. E apesar de acharem que estão corretos, pois “todo mundo faz”, serão cobrados por isso.
Não furtar – isso vale para a caneta da empresa, a bala do bar e todas aquelas “coisinhas” que você pegou “emprestado” sem que o dono soubesse.
Não levantar falso testemunho – quantas fofocas que você andou fazendo e que “aumentou só um pouquinho” os fatos?
Não desejar a mulher do próximo – isso vale para a mulher e para o homem...
Não cobiças as coisas alheias – básico, mas num mundo consumista que vivemos, isso passa a ser normal e até, dizem, necessário. Temos que ter ambição... será?
A vida passa muito rápido, e a qualquer momento, a morte pode chegar... alguns tem tempo de sobra, outros morrem tão cedo que precisamos estar preparados... o mundo nos diz: aproveite a vida! Deus nos Diz: seja Santo!!!
Você é Santo? Merece o ceu?
Talvez, quando resolver acordar, seja tarde demais...
Aproveite o tempo da Quaresma, de Conversão, para buscar a Deus, confessar-se, fazer sacrifícios, e rezar... por você, por sua família, por seus amigos, por todos os que hoje possam estar perdidos e que talvez, você seja aquele que pode levá-lo ao céu, seja por uma palavra, uma atitude ou uma oração.
um abraço e boa quaresma!
João Batista
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Vídeo 180
Amigos, recebi a indicação desse vídeo do blog do Julio Severo e quero compartilhar com você.
Gostaria de pedir sinceramente que assista a esse vídeo que trata do holocausto e também do aborto. Parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra? é aí que você se engana.
Assista independente de sua opinião ou posição a respeito do holocausto, do aborto ou até do cristianismo. O vídeo é em inglês com legendas, do You Tube. Não é vírus. Tem 33 minutos e vale a pena ser assistido.
Espero mesmo que você o assista e passe para a frente. Muitos podem não ter tido a oportunidade de mudar de opinião. Faça sua parte pois um dia, Deus pode te cobrar disso.
um abraço!
João Batista
O vídeo se tornou um grande fenômeno no YouTube depois de seu lançamento em setembro, alcançando a segunda colocação entre os vídeos mais debatidos e assistidos e a terceira colocação entre os filmes favoritos do mês passado, de acordo com dados postados na página de Facebook de Pro-Life Rocks. Mais de 1 milhão de pessoas já o assistiram.
Para assistir ao filme: http://www.youtube.com/watch?v=7cBA9Be9fDs
Marcadores:
Aborto,
Atitude,
Atualidade,
Filme,
Formação,
História,
Inferno,
Informação,
Judeu,
Nazismo,
Reflexão,
Videos
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Ajuda aos Haitianos imigrantes no amazonas
Amigos e leitores desse blog,
Recebi esse pedido de ajuda da Dani, já vou fazer o depósito, mas atendendo ao pedido dela, estou postando aqui para que mais pessoas conheçam essa necessidade e ajudem essa causa.
Peço que leia com carinho e faça sua parte, depositando qualquer quantia nessa conta e encaminhando aos seus amigos e conhecidos. Se você tem um blog, facebook, orkut, divulgue também lá essa necessidade. Façamos nossa parte.
Grande abraço e obrigado por toda ajuda.
*****
Ajuda aos Haitianos imigrantes no amazonas
Bom dia,
Encaminhei essse e-mail a todos os meus amigos e conhecidos, mas sei que, colocando na internet, a gente consegue mais algumas pessoas que o leiam... queria pedir a você que passa por aqui, para ler e fazer sua parte, depositando qualquer quantia na conta abaixo e encaminhando aos seus conhecidos, publicando em seu blog... faça a sua parte que Deus estará vendo e te recompensará.
Obrigada.
Segue o e-mail:
*******************************************
Amigos, um pedido de ajuda.
O Padre Valdecir trabalhou na Vila Nova e foi nosso orientador nas ENS. Há algum tempo foi para uma paróquia no Amazonas.
Ele nos contou o que está vivendo: tem chegado muitos imigrantes do Haiti, país devastado pelo terremoto. Alguns conseguiram chegar na comunidade deles, e foram acolhidos. A notícia correu, e têm chegado famílias inteiras todas as semanas. Essa comunidade tem conseguido acolher essas pessoas, dar comida, roupas e artigos de primeira necessidade, e ajudá-los a recomeçar a vida até conseguir um emprego. Mas, chegam mais e mais e eles estão com muita dificuldade de acolher a todos. Até hoje, mais de 1800 foram acolhidos por eles, mas precisam de dinheiro para continuar ajudando.
Se cada um que receber esse e-mail puder ajudar com um pouquinho, serão mais kilos de arroz, feijão ou leite, e mais alguns seres humanos que poderão ter sua dignidade restabelecida.
A conta é:
Paróquia de são Geraldo
caixa econômica federal AM
banco 104 agência 1549 conta 003 00002046-2
Por favor, encaminhe esse e-mail a seus amigos e conhecidos, para que mais gente possa ajudar nessa causa. Faça ainda hoje o que puder, pois a fome não espera.
Se quiser falar com o Pe Valdecir, segue o e-mail dele: valmol@sercomtel.com.br
Obrigada!
Dani
Dá esmola dos teus bens, e não te desvies de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti. (Tobias 4,7)
**********************************************************
De: Pe.Valdecir [mailto:valmol@sercomtel.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 10 de outubro de 2011 18:06
Para: Daniela
Assunto: Res: boa noite Estou enviando a conta da paroquia
boa noite. Olá Daniela que bom saber a preocupação de vocês para nos ajudar atender os imigrantes haitianos que estao chegando por aqui.
Bom para vocês ter uma ideia já são mais de 2200 haitiano que chegaram por aqui. Mais de 1800 passaram pelas nossas mãos.
Estamos fazendo um cadastro daqueles que ainda precisam de uma ajuda para comer, e já cadastramos mais de 800. Alem do mais temos aqueles que estao chegando ultimamente e por semana chegam em torno de 25. Mas vamos indo. Neste final de semana, distribuímos 450 kl arroz, 150 L oleo, 150 Kl açucar, 300 Kl de macarrao, 80 Kl de leite, 150 Kl de feijão. Graças a Deus estamos contanto com solidariedade principalmente de um grupo espirita ( Alan Kartec)
Mais fico feliz por saber que voces estao querendo tambem nos ajudar, ou melhor ajudar esses haitianos que buscam re encontrar uma vida nova aqui em Manaus. Abraços
Paróquia de são Geraldo
caixa economica federal AM
Banco 104 agência 1549 conta 003 00002046-2
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Egoismo X Amor
Hoje pela manhã eu me deparei com duas histórias no mínimo inquietantes, e conto a vocês.
A primeira, absurda, no site do IPCO - Instituto Plínio Correa de Oliveira, um site excelente pró vida, pró família e pró valores católicos, fala sobre as pessoas que tem em seus animais, seus filhos e ainda insistem que é bom pois "minhas cachorras não dão trabalho algum, não reclamam de nada, estão sempre de bom humor"... o site coloca as palavras da "mãe" dos animais e deixa para os leitores comentarem as atrocidades que ela fala... vale a pena ler o texto e mais ainda, os comentários, para verificar como os valores ainda existem em nossa sociedade, apesar dessa insana "moda" de egoismo.
A segunda história, muito comovente. Recebi a informação de um blog de uma jornalista, mãe de uma criança anencéfala, que viveu por 3 dias, e que conta sua história... é muito bonito perceber que ainda existem mães verdadeiras que se doam, amam, amam e amam, incondicionalmente, como seria esperado de qualquer mãe, e não se afundam em seu egoísmo ao saber que seu filho pode morrer ao nascer, resolvendo matá-lo logo para que ela (a mãe) não sofra, impedindo essa criança de ser amada, querida, e tomando para si algo que deveria ser só de Deus: a decisão de quando alguém deve viver ou deve morrer.
Esse blog é novo, mas suas duas primeiras publicações já tocam muito a quem lê.
Sugiro também a leitura de um outro: da Amada Vitória de Cristo, um bebê que nasceu com Acrânia, falta do crânio, e que logo na gravidez, foi também diagnosticado como "incompatível com a vida"... essa bela bebezinha, que deveria morrer ao nascer, já fez um ano e 8 meses de vida, mostrando a todos nós que quem decide essas coisas não são os médicos e nem a ciência. Esses deveriam lutar para defender a vida, e não dizer às mães que seu filho não vai viver muito então é melhor matar já...
Essas histórias me comovem, pois mostram que ainda existem mães e pais (como os dos blogs acima) que lutam bravamente pela vida, saúde e felicidade de seus filhos, mesmo indo contra toda uma sociedade egoista e cruel.
Sim, um filho dá trabalho, tira noites de sono, tira nossa liberdade de fazer o que queremos... um filho especial, mais ainda. E aí está a maior beleza desses pais e mães, mais especiais ainda que seus filhos especiais, que fazem de sua vida, um exemplo de amor e doação a seus queridos filhos.
Certamente, nosso pai que está no céu os recompensará por tanto amor e tanta doação.
Quero sugerir também que você passeie no fim de semana em outro blog pró vida: Vida Sim, Aborto Não, com muitas informações interessantes na defesa da Vida.
Grande abraço e um abençoado fim de semana para você.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida
Entre os dias 3 e 6 de novembro de 2011 o Mosteiro de São Bento em São Paulo será a sede do II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida organizado pela entidade pró-vida Human Life International.
SÃO PAULO, 27 Set. 11 / 10:34 pm (ACI) – Entre os dias 3 e 6 de novembro de 2011 o Mosteiro de São Bento em São Paulo será a sede do II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida organizado pela entidade pró-vida Human Life International. Conferencistas do Brasil, Argentina, Bolívia, Equador e Estados Unidos abordarão a temática do aborto, da ideologia de gênero, marxismo cultural, o inverno demográfico e a descristianização do ocidente em um contexto de contínuas ameaças à vida e à família na legislação brasileira.
O Congresso contará com a presença de Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, assim como de outros importantes líderes pró-vida brasileiros: o Pe. Luis Carlos Lodi, da Associação pró-vida e pró-família de Anápolis e o Pe. Paulo Ricardo de Azevedo da diocese de Cuiabá, conhecido pelo seu destacado trabalho a favor da vida informando o público sobre as recentes tentativas de legalização do aborto no Brasil por parte de alguns legisladores brasileiros.
Entre os palestrantes vindos do exterior estão os leigos Raymond de Souza, diretor de programações para os países de língua portuguesa da Human Life International e Mario Rojas, diretor de Coordenação Latino-Americana da mesma entidade, ambos dos Estados Unidos; o Padre Juan Carlos Chavez, autor de distintas iniciativas e campanhas pró-vida no Equador; Mons. Juan Claudio Sanahuja, membro correspondente da Pontifícia Academia para a Vida e o Dr. Jorge Scala, advogado, professor e autor do livro “Ideologia de Gênero, o Neototalitarismo e a Morte da Família”, que será lançado em breve no Brasil.
Outras presenças de destaque confirmadas no evento são o Pe. Shenan Boquet, presidente da Human Life International e do leigo Matthew Culliman, do site pró-vida Lifesitenews, que conta com uma versão em português.
Segundo assinalam os organizadores do evento, o congresso ocorre em um contexto em que a Igreja Católica no Brasil, “através da manifestação de diversos bispos, sacerdotes e leigos vem denunciando e lutando contra a implantação da Cultura da Morte”.
“Durante as eleições presidenciais de 2010, a candidata mais cotada só venceu no segundo turno porque se retratou de sua posição favorável à legalização do aborto e comprometeu-se a não avançar nesta direção durante seu governo. Esse acontecimento foi histórico, pois, pela primeira vez, o tema do aborto influenciou de forma decisiva os rumos da política no Brasil, demonstrando como a nação brasileira é contra sua descriminalização”, recorda também a nota de imprensa da HLI.
A fim de proporcionar a participação do maior número de pessoas, o evento será transmitido simultaneamente para Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro. Pessoas de qualquer parte do mundo poderão assistir as palestras do congresso via internet.
O evento, que também foi noticiado pela Pontifícia Academia para a Vida, tem por objetivos compartilhar experiências sobre a defesa da vida no Brasil e no mundo, aprofundar aspectos concernentes à defesa da vida humana e à defesa da família, informar sobre as inúmeras pressões exercidas contra a dignidade da pessoa humana e promover o diálogo entre as diversas entidades e associações existentes que trabalham em prol da Família.
Fonte: ( ACI )
Inscrições e outras informações:
http://congressoprovida.com.br/
Nos somos Católicos!!!
Bom dia,
Convido-o a começar essa semana louvando a Deus pela beleza de nossa religião.
Esse vídeo tem menos de 4 minutos, vale a pena assistir e vivenciar um pouco da alegria de ser católico!
Grande abraço
João Batista
Convido-o a começar essa semana louvando a Deus pela beleza de nossa religião.
Esse vídeo tem menos de 4 minutos, vale a pena assistir e vivenciar um pouco da alegria de ser católico!
Grande abraço
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Vida com Deus X Vida Sem Deus
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6)
Achei excelente e por isso repasso, não tenho certeza do crédito, mas recebi de alguém que recebeu de www.twitter.com/comjesus_sempre, e realmente é um excelente trabalho...
Caso você esteja como na primeira história, ainda dá tempo de voltar atrás...
Abraços e bom fim de semana.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Anticoncepcionais e Aborto
Amigos,
Após assistir a esse vídeo, penso em quantas pessoas no mundo estão sendo tremendamente enganadas...
Quantos cristãos que vão à Igreja, buscam a santidade, e podem estar, sem saber, assassinando seus própríos filhos!!!! É muito sério saber que até hoje não nos contaram que anticoncepcionais podem caudar aborto!!!
Assista a esse vídeo, antes que seja tarde demais... http://www.youtube.com/watch?v=VXcpiktmYfM&feature=youtube_gdata_player
Após assistir, peço a você para encaminhar, publicar em seu blog, informar seus amigos, parentes, é muito importante... não sejamos omissos!!!
Para quem assistir e quiser mudar de vida, seguem links para conhecer um método natural, que não é a tabelinha e funciona de verdade:
Cenplafam - Centro de Planejamento Familiar,
MOB na Canção Nova
Billings life
A indicação veio da Dani
Após assistir a esse vídeo, penso em quantas pessoas no mundo estão sendo tremendamente enganadas...
Quantos cristãos que vão à Igreja, buscam a santidade, e podem estar, sem saber, assassinando seus própríos filhos!!!! É muito sério saber que até hoje não nos contaram que anticoncepcionais podem caudar aborto!!!
Assista a esse vídeo, antes que seja tarde demais... http://www.youtube.com/watch?v=VXcpiktmYfM&feature=youtube_gdata_player
Após assistir, peço a você para encaminhar, publicar em seu blog, informar seus amigos, parentes, é muito importante... não sejamos omissos!!!
Para quem assistir e quiser mudar de vida, seguem links para conhecer um método natural, que não é a tabelinha e funciona de verdade:
Cenplafam - Centro de Planejamento Familiar,
MOB na Canção Nova
Billings life
A indicação veio da Dani
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Querem retirar o "a.C." e o "d.C." das datas históricas na Austrália
Eis a constante busca do mundo sem Deus...
Segue notícia.
João Batista
*************************
Segue notícia.
João Batista
*************************
Reforma no novo programa escolar australiano propõe extinção do uso das siglas ‘‘a.C’’ e ‘‘d.C’’ das datas históricas
Andrey Karnoski
Talvez possa lembrar-se o leitor de um caso muito repercutido na Itália no ano passado, de uma finlandesa residente em Pádua que processou o Estado pedindo a eliminação dos crucifixos nas salas de aula da escola frequentada por seus filhos. Isto gerou uma polêmica, chegou-se a pensar até na proibição do símbolo cristão em todo o país, mas a finlandesa perdeu a causa e o parlamento italiano não aprovou a emenda.
No Brasil não quiseram fazer diferente, pois na primeira proposta de implantação do PNDH 3 um dos tópicos era exatamente extinguir os símbolos religiosos das repartições públicas.
Ou ainda podemos lembrar o caso de um governador mexicano que foi multado em nada menos do que dois mil dólares por ter apenas pronunciado a palavra ‘‘Deus’’ num momento de sua campanha eleitoral em 2010.
Novas modas existentes em alguns países anglo-saxões também seguem a mesma linha , como por exemplo, de se usar a expressão “holiday season” ou “festive season” (época de férias ou de festas) para se referir ao período natalino.
Agora a estes e outros casos, se soma um outro da mesma natureza ocorrido na Austrália. Como informa o jornal Daily Telegraph de Sydney (2/9/2011), o organismo responsável pelos programas escolares decidiu eliminar dos livros os tradicionais termos “BC” (Before Christ”, ou “Antes de Cristo”) e “AD” (do latim Anno Domini” ou “Do ano do Senhor”, ou seja, “Depois de Cristo”), substituindo-os por termos neutros.
A alteração, que deveria entrar em vigor já no próximo ano, foi adiada devido aos protestos, e serão usadas só as siglas “BCE” (“Before Common Era” ou “Antes da era comum”) e “CE” (“Common Era” ou “Era Comum”). Os novos termos não modificam o sistema de datação baseado no nascimento de Jesus Cristo como marco divisor da História, mas tiram toda referência explícita.
O próprio ministro da educação, Christopher Pyne, rejeitou a iniciativa, recordando que “a Austrália é o que é hoje” graças “aos fundamentos da nossa nação na herança judaico-cristã”. Segundo a opinião do político, que é deputado pelo Partido Liberal (LP) no Parlamento Federal de Camberra, “prostrar-se diante do politicamente correto” equivale a “negar o que somos como povo”.
Por sua vez, o ministro da educação do Estado de Nova Gales do Sul, Adrian Piccoli, declara não ver a necessidade da reforma. “Não é meu papel como ministro microgerir o plano de estudos, mas sou da opinião comum de que o cristianismo faz parte da nossa cultura e não vejo necessidade de mudar as datas” (The Daily Advertiser, 4/9/2011).
Afirmações como as dos dois ministros, de que o cristianismo faz parte da cultura do povo e da nação, e por isso não são razoáveis tais exclusões, são totalmente verdadeiras. Os parlamentares italianos que contrariaram a tal proposta da proibição dos crucifixos no seu país (referido no primeiro parágrafo deste artigo) também foram neste sentido, com justa razão e fundamento.
Algo que poucos sabem (ou os poucos que querem saber), é que a civilização ocidental foi construída pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Apesar de ser tão atacada e sabotada, é notória sua benéfica influência durante dois milênios. Sua doutrina e costumes sustentaram os homens mantendo-os longe de tantos erros que a inteligência humana naturalmente pode cometer ou mesmo a maldade pode devastar. Basta imaginar o resultado de tantos absurdos que os neo-pagãos (também rotulados de laicistas) querem para nossas pátrias: aborto, homossexualismo, eugenia, eutanásia, divórcio, prostituição legalizada, liberalização das drogas (por enquanto só a maconha), e tantos outros fatores que nos conduzirão certamente ao caos.
Mas ainda que estas coisas sejam tão insufladas e propostas como alguma irrefletida tentativa de ‘’solucionar’’ os ditos preconceitos, desigualdades, problemas sociais e etc, há muitos que percebem a catastrófica consequência de tudo isso ou, pelo menos, sua inegável ignominia.
Fonte: IPCO
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Hoje é Aniversário de Nossa Senhora!!!
Hoje, dia que a Igreja Católica comemora o aniversário natalício de nossa Mãe Santíssima Maria, façamos-lhe nossas homenagens e demonstremos a Ela nosso amor!
Feliz Aniversário, Mãezinha!
"o nada produziu o universo"
Mais uma do Hawking... tanta inteligência e tanta falta de sabedoria numa pessa só... que pena. Que Deus tenha compaixão.
J.B.
*******
Investida atéia pretende que o nada produziu o Universo (1)
Posted: 09 Mar 2011 04:53 AM PST
Recentemente o físico inglês Stephen Hawking publicou um livro pretendendo que o nada por si próplrio teria gerado a Criação. Para esta afirmação ele apela a argumentos de tipo científico mas envolve como presuposto o ateísmo, se afastando dos limites da ciência.
A árdua tese foi alvo de muita discussão e reprovação também por parte de cientistas. Oferecemos a seguir uma amostra dessa polêmica com muitos e decisivos argumentos esclarecedores do truque ateu.
Muitas vezes os grandes sábios não entendem o que, no entanto, era ensinado com simplicidade e concisão aos meninos e meninas que outrora se preparavam para a Primeira Comunhão.
O físico inglês Stephen Hawking “é um cientista de grande fama, conhecido por sua terrível desgraça, até pelo público que não se interessa por astrofísica. Mais de uma vez foi visto na televisão com o seu pobre corpo devastado por uma doença degenerativa do sistema nervoso, que o obriga a andar numa cadeira de rodas e lhe permite comunicar-se apenas através de um sintonizador” (Stefano Zecchi no “Il Gornale”, de Milão, 3/9/2010).
O fato de nos condoermos com sua situação pessoal não implica em concordarmos com suas teses científicas.
Hawking nem sempre foi tão radical quanto se revela no livro O projeto grandioso (The Grand Design), recém-publicado em co-autoria com Leonard Mlodinov, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia). O jornal “Times”, de Londres, apresentou dele largos extratos no início de setembro, antes que o volume chegasse às livrarias.
No seu livro anterior, de 1988, intitulado Uma breve história do tempo, Hawking já se questionava sobre a compatibilidade entre um Deus criador e a compreensão científica do Universo, porém sem afirmá-la nem negá-la: “Se o Universo é contido em si mesmo, sem borda ou fronteira, não teria começo ou fim: simplesmente seria. Neste caso, qual o lugar de um criador?”.
E acrescentava: “Se descobrirmos uma teoria completa, filósofos, cientistas e o público leigo tomariam parte na discussão de por que o Universo e nós existimos. Se encontrarmos a resposta, seria o grande triunfo da razão humana, pois então conheceríamos a mente de Deus” (apud Marcelo Gleiser, Hawking e Deus: relação íntima, “Folha de S. Paulo”, 12-8-2010, pág. A23).
Mas no livro The Grand Design “a tese é radical: não há necessidade de um Deus para se compreender a formação do Universo e de nossa presença nesta Terra” ‒ comenta Zecchi em seu artigo do “Il Giornale”.
Hawking rejeita a teoria de Isaac Newton segundo a qual o Universo não teria podido formar-se de modo espontâneo, mas teria sido posto em movimento por Deus.
Em junho deste ano, durante uma série televisiva do Canal 4 da Inglaterra, Hawking declarou não acreditar na existência de um Deus pessoal:
“A questão é: a forma pela qual o Universo teve origem resulta de uma escolha feita por Deus por razões que não podemos compreender, ou foi determinada pelas leis da ciência? Eu creio na segunda hipótese. Se quiserem, podem chamar 'Deus'as leis da ciência, mas não será um Deus pessoal com o qual [os homens] poderiam se encontrar, e ao qual poderiam apresentar pedidos” (apud Pietro Vernizzi, site Il Sussidiario, 3-9-2010).
Seria uma forma peculiar de panteísmo, que não estaria propriamente no Universo, mas nas leis da ciência que o regem; e que, segundo ele pensa, pré-existem em relação ao Universo e permitem que ele surja espontaneamente do nada.
Hawking afirma: “A criação espontânea é a razão pela qual existe alguma coisa e não o nada, pela qual o Universo existe, pela qual nós existimos. Graças à lei da gravidade, o Universo pode criar-se e se cria do nada. É inútil, portanto, apelar para Deus como causa, para fazê-lo mover o céu e acionar a mola do mecanismo do Universo”.
O “nada” de onde tudo vem... esse absurdo
Em dois artigos na “Folha de S. Paulo”, o brasileiro Marcelo Gleiser, professor de Física teórica no Dartmouth College (Hanover, EUA), rebate as teses de Hawking do ponto de vista científico. No artigo de 12 de setembro, já citado, ele indica a procedência dessas teses:
“Hawking afirma que tem novos argumentos que colocam Deus para escanteio de vez. Será?
“A idéia dele, que já circula desde os anos 70, vem do casamento da relatividade [de Einstein] e da mecânica quântica para explicar a origem do Universo, isto é, como tudo veio do nada.
“Primeiro, usamos as propriedades atrativas da gravidade para mostrar que o cosmo é uma solução com energia zero (o 'nada' de onde tudo vem) das equações que descrevem sua evolução.
“Segundo, como na mecânica quântica (que descreve elétrons, átomos etc.) tudo flutua, o Universo pode ser resultado de uma flutuação de energia nula a partir de um universo que 'contém'todos os universos possíveis, o multiverso”.
Gleiser comenta:
“É lamentável que físicos como Hawking estejam divulgando teorias especulativas como quase concluídas. A euforia na mídia é compreensível: o homem quer ser Deus.
“O desafio das teorias a que Hawking se refere é justamente estabelecer qualquer traço de evidência observacional, até agora inexistente. Não sabemos nem mesmo se essas teorias fazem sentido. Certas noções, como a existência de um multiverso, não parecem ser testáveis”.
Ora, uma teoria científica só pode ser aceita se forem apresentadas comprovações experimentais.
Por isso, conclui Gleiser nesse artigo: “A existência de uma teoria final é incompatível com o caráter empírico da física, baseado na coleta gradual de dados. Não vejo como poderemos ter certeza de que uma teoria final é mesmo final. Como nos mostra a história da ciência, surpresas ocorrem a toda hora. Talvez esteja na hora de Hawking deixar Deus em paz”.
continua no próximo post
(Fonte: Antonio Augusto Borelli Machado, “Catolicismo”, Novembro de 2010).
Recebido por e-mail do blog "Ciência Confirma a Igreja".
http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/
J.B.
*******
Investida atéia pretende que o nada produziu o Universo (1)
Posted: 09 Mar 2011 04:53 AM PST
Recentemente o físico inglês Stephen Hawking publicou um livro pretendendo que o nada por si próplrio teria gerado a Criação. Para esta afirmação ele apela a argumentos de tipo científico mas envolve como presuposto o ateísmo, se afastando dos limites da ciência.
A árdua tese foi alvo de muita discussão e reprovação também por parte de cientistas. Oferecemos a seguir uma amostra dessa polêmica com muitos e decisivos argumentos esclarecedores do truque ateu.
Muitas vezes os grandes sábios não entendem o que, no entanto, era ensinado com simplicidade e concisão aos meninos e meninas que outrora se preparavam para a Primeira Comunhão.
O físico inglês Stephen Hawking “é um cientista de grande fama, conhecido por sua terrível desgraça, até pelo público que não se interessa por astrofísica. Mais de uma vez foi visto na televisão com o seu pobre corpo devastado por uma doença degenerativa do sistema nervoso, que o obriga a andar numa cadeira de rodas e lhe permite comunicar-se apenas através de um sintonizador” (Stefano Zecchi no “Il Gornale”, de Milão, 3/9/2010).
O fato de nos condoermos com sua situação pessoal não implica em concordarmos com suas teses científicas.
Hawking nem sempre foi tão radical quanto se revela no livro O projeto grandioso (The Grand Design), recém-publicado em co-autoria com Leonard Mlodinov, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia). O jornal “Times”, de Londres, apresentou dele largos extratos no início de setembro, antes que o volume chegasse às livrarias.
No seu livro anterior, de 1988, intitulado Uma breve história do tempo, Hawking já se questionava sobre a compatibilidade entre um Deus criador e a compreensão científica do Universo, porém sem afirmá-la nem negá-la: “Se o Universo é contido em si mesmo, sem borda ou fronteira, não teria começo ou fim: simplesmente seria. Neste caso, qual o lugar de um criador?”.
E acrescentava: “Se descobrirmos uma teoria completa, filósofos, cientistas e o público leigo tomariam parte na discussão de por que o Universo e nós existimos. Se encontrarmos a resposta, seria o grande triunfo da razão humana, pois então conheceríamos a mente de Deus” (apud Marcelo Gleiser, Hawking e Deus: relação íntima, “Folha de S. Paulo”, 12-8-2010, pág. A23).
Mas no livro The Grand Design “a tese é radical: não há necessidade de um Deus para se compreender a formação do Universo e de nossa presença nesta Terra” ‒ comenta Zecchi em seu artigo do “Il Giornale”.
Hawking rejeita a teoria de Isaac Newton segundo a qual o Universo não teria podido formar-se de modo espontâneo, mas teria sido posto em movimento por Deus.
Em junho deste ano, durante uma série televisiva do Canal 4 da Inglaterra, Hawking declarou não acreditar na existência de um Deus pessoal:
“A questão é: a forma pela qual o Universo teve origem resulta de uma escolha feita por Deus por razões que não podemos compreender, ou foi determinada pelas leis da ciência? Eu creio na segunda hipótese. Se quiserem, podem chamar 'Deus'as leis da ciência, mas não será um Deus pessoal com o qual [os homens] poderiam se encontrar, e ao qual poderiam apresentar pedidos” (apud Pietro Vernizzi, site Il Sussidiario, 3-9-2010).
Seria uma forma peculiar de panteísmo, que não estaria propriamente no Universo, mas nas leis da ciência que o regem; e que, segundo ele pensa, pré-existem em relação ao Universo e permitem que ele surja espontaneamente do nada.
Hawking afirma: “A criação espontânea é a razão pela qual existe alguma coisa e não o nada, pela qual o Universo existe, pela qual nós existimos. Graças à lei da gravidade, o Universo pode criar-se e se cria do nada. É inútil, portanto, apelar para Deus como causa, para fazê-lo mover o céu e acionar a mola do mecanismo do Universo”.
O “nada” de onde tudo vem... esse absurdo
Em dois artigos na “Folha de S. Paulo”, o brasileiro Marcelo Gleiser, professor de Física teórica no Dartmouth College (Hanover, EUA), rebate as teses de Hawking do ponto de vista científico. No artigo de 12 de setembro, já citado, ele indica a procedência dessas teses:
“Hawking afirma que tem novos argumentos que colocam Deus para escanteio de vez. Será?
“A idéia dele, que já circula desde os anos 70, vem do casamento da relatividade [de Einstein] e da mecânica quântica para explicar a origem do Universo, isto é, como tudo veio do nada.
“Primeiro, usamos as propriedades atrativas da gravidade para mostrar que o cosmo é uma solução com energia zero (o 'nada' de onde tudo vem) das equações que descrevem sua evolução.
“Segundo, como na mecânica quântica (que descreve elétrons, átomos etc.) tudo flutua, o Universo pode ser resultado de uma flutuação de energia nula a partir de um universo que 'contém'todos os universos possíveis, o multiverso”.
Gleiser comenta:
“É lamentável que físicos como Hawking estejam divulgando teorias especulativas como quase concluídas. A euforia na mídia é compreensível: o homem quer ser Deus.
“O desafio das teorias a que Hawking se refere é justamente estabelecer qualquer traço de evidência observacional, até agora inexistente. Não sabemos nem mesmo se essas teorias fazem sentido. Certas noções, como a existência de um multiverso, não parecem ser testáveis”.
Ora, uma teoria científica só pode ser aceita se forem apresentadas comprovações experimentais.
Por isso, conclui Gleiser nesse artigo: “A existência de uma teoria final é incompatível com o caráter empírico da física, baseado na coleta gradual de dados. Não vejo como poderemos ter certeza de que uma teoria final é mesmo final. Como nos mostra a história da ciência, surpresas ocorrem a toda hora. Talvez esteja na hora de Hawking deixar Deus em paz”.
continua no próximo post
(Fonte: Antonio Augusto Borelli Machado, “Catolicismo”, Novembro de 2010).
Recebido por e-mail do blog "Ciência Confirma a Igreja".
http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/
Assinar:
Postagens (Atom)












