Grupos do Google
Receba em seu e-mail as postagens Católicos Somos
E-mail:

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aniversário de Nossa Senhora!


Hoje é aniversário de Nossa Senhora!


Façamos nossa homenagem com a oração do terço, a missa ou simplesmente uma Ave-Maria amorosa à Mãe de Jesus e Nossa!


Que nesse dia e sempre, Ela nos leve para perto de Seu Filho Jesus!


Ave-Maria, cheia de graça o Senhor é convosco.

bendita sois vós, entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus.

Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.

Amém.


Por que namorar?


PORQUE NAMORAR


Em primeiro lugar, é importante saber que o desejo de relacionar-se com o sexo oposto é algo natural e implica na forma como Deus nos criou. Deus criou o homem, criou-o homem e mulher.


A partir de um certo momento do desenvolvimento humano, sentese a necessidade e a sadia curiosidade de relacionar-se com o sexo oposto, de descobrir parte da riqueza, da diversidade da obra criativa de Deus, uma outra pessoa que não é igual a mim, mas que em muitos pontos chega a me complementar.



Neste ponto, o relacionamento com pessoas do outro sexo é enriquecedor e fonte de formação e edificação do meu crescimento como pessoa.


Entretanto, o que é belo e edificante pode-se transformar em situações que nem sempre nos edificarão ou contribuirão para o nosso crescimento. Devemos levar em conta que estamos vivendo em meio a uma sociedade hedonista, marcada pela sensualidade.


A partir dos meios de comunicação, as próprias crianças, adolescentes e jovens vão sendo manipulados nos seus afetos e instintos para que, de maneira precoce e deformada, vejam na pessoa do outro sexo um objeto de prazer genitalista ou um meio de satisfação de suas carências afetivas.


Isto é fruto do pecado que marcou as faculdades do nosso ser e também das feridas de família, onde a fé e o desenvolvimento dos valores cristãos foram abandonados e a unidade e indissolubilidade do matrimônio e da família, na vivência do amor, são negligenciadas ou até atingidas de maneira irremediável, produzindo no meio de nós gerações marcadas pela dor, insegurança, desvios afetivos, psicológicos e sociais.


Por estes e muitos outros fatores, quando o(a) adolescente vai atingindo sua puberdade (e muitas vezes ainda como criança), a sociedade e, em muitos casos, a própria família, começam a exigir que este(a) jovem "arranje" seu namorado(a) para provar sua masculinidade ou feminilidade.



É preciso que entendamos que o processo natural e salutar de conhecimento do sexo oposto como pessoa não implica necessariamente em um relacionamento de namoro, quando, pelo contrário, a amizade é o passo fundamental e sadio aonde, pelo diálogo e a convivência, vamos podendo construir mutuamente a nossa personalidade de maneira sadia e equilibrada.


Muitos jovens cristãos, como muitos que encontramos, se perguntam: Qual é a hora de iniciarmos o namoro?


Em primeiro lugar, é necessário que alguns tabus possam ser quebrados. Isto não significa que todas as pessoas tenham que namorar. Precisamos nos lembrar neste momento das Palavras de Jesus que dizem: "Há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem tiver capacidade para compreender que compreenda." (Mt 19,2)



Devemos nos lembrar que há muitos são chamados para a virgindade como uma oblação espiritual e um serviço à Igreja e aos homens, e nisto encontram sua plena realização. Alguns, muito cedo podem descobrir este chamado no seu interior e, apesar de como pessoa experimentarem a complementaridade do sexo oposto na convivência comum e fraterna, não viverão esta complementaridade no plano da afetividade-genitalidade, próprio dos que são chamados ao Sacramento do Matrimônio.


Alguns passam por relacionamentos de namoro antes de descobrir este sublime chamado, outros não precisam passar por esta etapa, pois a vocação já se faz manifesta no seu interior de maneira definida.


Para isso é necessário que o jovem cristão tenha sempre no seu interior este questionamento:



- Qual é a vocação que Deus me chama a viver?


– e uma reta e séria motivação de responde-la. Sabemos que isso, para muitos, se constitui em um longo processo, aonde graças a Deus vai iluminado, tirando a cegueira e apontando onde encontrar e aderir à sua vontade, pois aí está a felicidade.


Fonte: Comunidade Católica Shalom

Recebido por e-mail do Grupo Msg Cristãs