Grupos do Google
Receba em seu e-mail as postagens Católicos Somos
E-mail:

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Vivência Radical do Evangelho


VIVÊNCIA RADICAL DO EVANGELHO


Conhecer Jesus, ser tocado por Ele, não pode nos deixar inertes. Ele nos faz perguntas que provocam mudanças em nossas vidas. Nos Evangelhos, Jesus encontra com algumas pessoas e suas perguntas provocaram reflexões e mudanças:
Pessoais:
Jo 1, 37 – “Que procurais?” – aos dois discípulos de João.
Luc 24, 17 – “De que estais falando pelo caminho, e porque estais tristes?” – Discípulos de Emaús.

Sociais:
Mc 6, 38 – “Quantos pães tendes?” - Na 1ª multiplicação dos pães.
Mc 6, 5 – “Quantos pães tendes?” – Na 2ª multiplicação dos pães.

Engajamento e resposta
Luc 9, 18b “ Quem sou eu no dizer das multidões?”

Fundo do coração
Jo 21 – “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?” (três vezes)
A respeito desta palavra o Papa João Paulo II nos diz: “ esta palavra mais é a minha angústia e alegria. Angústia porque eu não tenho nenhum instrumento para medir se amo mais ou não e alegria porque nada do que acontece no coração humano deixa de ressoar em mim.”
Luc 22, 48 – “ Judas, com um beijo entregas o filho do homem?” –
Jesus provoca uma decisão de vida: positiva ou negativa, amor sem limite ou traição. Devemos estar sempre atentos às provocações de Deus.
Muitas vezes ficamos decepcionados com líderes ou pessoas que largam tudo, fundam outras igrejas ... não podemos esquecer das palavras de Jesus: “Quem está de pé cuide para não cair.” Não existe caderneta de poupança, não acumulamos pontos para gastar mais tarde, Jesus quer a nossa resposta, o nosso sim a cada minuto, é o agora que importa. (...)


“Não tenhais medo! Abri, ou antes, escancarai as portas a Cristo!” João Paulo II.
LG 31 / CLF 15 “ Os leigos são chamados por Deus, para que no mundo, exercendo o seu próprio ofício, inspirados pelo espírito evangélico, concorram para a santificação do mundo a partir de dentro, como fermentos, e deste modo manifestem Cristo ao aos outros, antes de mais pelo testemunho da própria vida, pela irradiação de sua fé, esperança e caridade”.

Como se santificar no mundo:
Jesus nos dá a receita: “cumprir fielmente a vontade de Deus.”
São João da Cruz: “ Mesmo que realizes muitas coisas, não progredirás na perfeição, se não aprenderes a negar a tua vontade e sujeitar-te, deixando a preocupação de ti próprio e das tuas coisas.” (...)


Irmãos, já é tempo de acordar do sono! O demônio existe e, mais do que nunca, está “cheio de furor” contra os santos.

Se nos conservarmos firmemente unidos a Jesus nada devemos temer dos eventos e das potências desencadeadas pelo mal: ele está diante de nós como um muro insuperável contra o qual se despedaça todo poder das trevas. A este Jesus, a Igreja inteira, inebriada com o perfume de sua unção, diz com as palavras da esposa do Cântico: “ Arrasta-me contigo, corramos!” (Ct 1, 4)

As nossas armas para viver esta radicalidade que o Senhor nos chama:
· Oração
· Palavra de Deus
· Sacramentos
· Vida Comunitária
Fonte: Comunidade Católica Epifania