Você é Católico?
Se diz praticante?
Se amanhã você morrer, você acha que irá para o Ceu por suas orações, suas atitudes e sua caridade?
No mundo em que vivemos, temos tanta informação e tão pouca pela salvação...
Temos tantas coisas para fazer e tão pouco tempo...
Trabalho, estudos, família, casa, lazer, amigos, etc, etc, etc... torna-se praticamente impossível atender a tudo e a todos... mas... qual sua prioridade?
Novamente te pergunto: se hoje você morresse ou se hoje Jesus voltasse, você seria salvo?
Vivemos num mundo que perdeu a noção de pecado, de certo e errado, de moral e imoral.
Tudo pode, tudo é permitido... e vamos, aos poucos, perdendo também o senso... e achando também que tudo é normal, que tudo pode. O mundo se modernizou, as coisas mudaram. As modas, as tecnologias, o comportamento interpessoal, tudo mudou... mas... queria te avisar que as Leis de Deus são imutáveis.
Aquelas coisas que você aprendeu de sua mãe ou de sua avó ou que leu na Bíblia ou em algum livro religioso, continuam valendo.
Os 10 mandamentos continuam valendo... e... pra sua informação, quando Jesus voltar, ou quando você morrer (não sabemos qual dos dois eventos é o mais próximo), Ele vai te cobrar por eles... e não vai adiantar dizer que não sabia...
Vamos a eles
Amar a Deus sobre todas as Coisas – hoje em dia, prega-se amor a si mesmo, aos outros mas nunca a Deus... você ama a Deus acima de tudo?
Não tomar seu Santo Nome em vão – você pragueja contra Deus, fala mal, jura em falso, usa o nome de Deus a toa?
Guardar Domingos e Festas – no mundo atual, em que o prazer pessoal está acima de tudo, descansar e ir à Igreja em dias de festa religiosa tornou-se regra para poucos. Normalmente a pescaria, a festa, a viagem de férias é mais importante que essa guarda.
Honrar Pai e Mãe – aqueles pais que estão deixados nos asilos, ou abandonados em suas casas, aqueles que são agredidos, deixados de lado, ouvem gritos ou simplesmente são ignorados... esses não são honrados. E seus filhos serão cobrados por isso
Não matar – sim, você nunca matou. Mas se você é a favor do aborto, você pode ter matado, seja por você mesmo, seja por sugestão ou apoio aos que fazem.
Não pecar contra a castidade – essa é a pior hoje em dia... vemos em TV aberta a qualquer hora do dia, casais não casados tendo relação sexual... e a desculpa é Mas eles se amam!!!! Mas estão pecando contra a castidade. E apesar de acharem que estão corretos, pois “todo mundo faz”, serão cobrados por isso.
Não furtar – isso vale para a caneta da empresa, a bala do bar e todas aquelas “coisinhas” que você pegou “emprestado” sem que o dono soubesse.
Não levantar falso testemunho – quantas fofocas que você andou fazendo e que “aumentou só um pouquinho” os fatos?
Não desejar a mulher do próximo – isso vale para a mulher e para o homem...
Não cobiças as coisas alheias – básico, mas num mundo consumista que vivemos, isso passa a ser normal e até, dizem, necessário. Temos que ter ambição... será?
A vida passa muito rápido, e a qualquer momento, a morte pode chegar... alguns tem tempo de sobra, outros morrem tão cedo que precisamos estar preparados... o mundo nos diz: aproveite a vida! Deus nos Diz: seja Santo!!!
Você é Santo? Merece o ceu?
Talvez, quando resolver acordar, seja tarde demais...
Aproveite o tempo da Quaresma, de Conversão, para buscar a Deus, confessar-se, fazer sacrifícios, e rezar... por você, por sua família, por seus amigos, por todos os que hoje possam estar perdidos e que talvez, você seja aquele que pode levá-lo ao céu, seja por uma palavra, uma atitude ou uma oração.
um abraço e boa quaresma!
João Batista
Mostrando postagens com marcador Quaresma. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Quaresma. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 1 de março de 2012
quinta-feira, 18 de março de 2010
A CULPA NÃO CONFESSADA CONSOME NOSSAS FORÇAS
Não enfrentar o mal consome a gente. Ter sabedoria para enfrentar o mal é fugir dele para não pecar. A nossa meta é não pecar. Deus não deixa de estar ao lado da pessoa em pecado, mas alguém que não enfrenta o mal e que anda de braços dados com o mal, esta pessoa não consegue enfrentar a presença do Senhor.
Você já prestou atenção que quando não estamos bem com nós mesmos e com o outro, ou quando não estamos bem com Deus a gente não gosta da Igreja? Porque entrar ali é ter que se enfrentar, é ter que olhar para aquilo que não está bem nossa vida, para aquilo que está errado. Entrar na igreja é enfrentar a presença de Deus e nós não conseguimos, porque Ele é luz, então Ele ilumina a situação que está nos incomodando. Mas chega uma hora em que não aguentamos e vamos lá pedir socorro.
“Então eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa. Disse: Sim, vou confessar ao Senhor a minha iniquidade. E vós perdoastes a pena do meu pecado”. A quem vamos recorrer ao sermos cercados pela angústia? Nesses momentos angustiantes ninguém consegue nos ajudar, podem até nos apoiar, mas, nessa hora, a única ajuda que é indispensável é a de Deus. A todo aquele, sem exceção: Deus diz: Já que você se arrependeu de coração do mal que fez, esta palavra é para você, “Vou te ensinar, vou te mostrar o caminho que deves seguir; vou te instruir, fitando em ti os meus olhos”.
Deus está nos dizendo que não sejamos pessoas sem freios! Deus não nos constrange, Ele não quer ninguém sendo obrigado, Ele quer o nosso coração e nos quer felizes. Quem é feliz? Feliz é aquele que é perdoado. O perdão mata o câncer da nossa alma. E por que o perdão de Deus é tão importante? Porque extirpa o veneno que nos consumia, o pecado é o câncer da alma. O câncer é uma célula com mania de imortalidade, é uma célula que não quer morrer. E o que ela faz? Ela vai consumindo todas as outras células boas que estão perto dela e, no final, ela mata a pessoa e se mata.
Existe muita gente que acabou sendo um câncer na vida da sua família e por quê? Porque ela tem um desejo de imortalidade tão grande, tem um desejo de felicidade tão grande, que foi passando por cima de todo o mundo que estava perto dela. Fez igual a célula cancerosa, só que chega uma hora em que ela experimenta as consequências do que ela fez. Ela fez um rombo na vida afetiva, na vida profissional dela. Isso é uma mania de imortalidade. O pecado faz isso com a gente. Toda vez que a gente decide ser feliz a qualquer preço, o pecado consome tudo ao nosso redor e também o nosso coração.
A felicidade não é o nosso Deus, nós não a idolatramos. Existem muitas pessoas que pensam que idolatria é ter uma imagem em casa, mas não é isso. Na minha casa eu tenho sempre diante dos meus olhos um crucifixo. E por que eu o tenho? Porque nós, seres humanos, nós somos visuais. Por isso eu preciso ter diante dos meu olhos aquilo que eu não posso esquecer, e eu não quero e não posso esquecer que Jesus Cristo derramou o Sangue por mim na cruz. Ele é o meu Senhor e o crucifixo está ali para me lembrar disso. A felicidade não é o nosso Deus, mas o Senhor faz a nossa felicidade acontecer, pois Ele mesmo é a nossa felicidade. E existe muita diferença nisso, há uma verdade aí, porque se você correr atrás da sua felicidade você vai se frustrar porque ela vai escapar de você, mas busque a Deus primeiro, busque as coisas do Alto e a felicidade virá até você.
Você quer ser feliz? Então rompa com o pecado. Porque no coração da gente não tem espaço para o pecado. Para as coisas de Deus ou é um ou outro. Rompa com o mal. Como? Confessando o seu pecado. A culpa não confessada consome as nossas forças, assim como os dias quentes do verão. O pecado nos consome dessa maneira.
Deus precisa da nossa adesão para nos dar o refrigério de que precisamos.
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Quaresma e Abstinência de carne
Estamos num tempo forte para nossa religião: a Quaresma, que começou na última quarta feira e vai até o domingo de ramos.
A Quaresma para nós católicos é um momento de sacrifícios, de renúncias, sempre lembrando do trio: oração + jejum + caridade.
Durante a quaresma os católicos não comem carne às quartas e sextas feiras, e para muitos (inclusive recebi perguntas de dois leitores), fica ainda a dúvida sobre o que pode comer e o que não pode.
Segue então um resumo: quando se fala em abstinência de carne, não comemos carne de mamíferos (boi, porco, etc) e nem de aves (frango, pato, etc). É liberada a carne de peixes, bem como os derivados de animais (ovos, leite).
Para entendermos de onde vem isso, segue uma explicação do Veritatis.
Um grande abraço, desejando a todos os leitores uma santa quaresma, e que todos se preparem adequadamente para a Páscoa do Senhor!
A LEI DA ABSTINÊNCIA
Por Jimmy Akin
Por Jimmy Akin
(....) O Código de Direito Canônico estabelece que "aqueles que completaram 14 anos de idade" (isto é, aqueles que já estão em seu 14º ano de vida) estão obrigados à abstinência (cânon 1251); porém, o Código não oferece uma explicação da abstinência em si. Esta explicação encontra-se, no entanto, em uma Constituição Apostólica de 1966, do Papa Paulo VI, chamada "Paenitemini" (pronuncia-se "pe-ni-te-mi-nee" em português). Eis uma tradução portuguesa da norma relevante:
"A lei da abstinência proíbe o uso de carne, mas não de ovos, derivados de leite ou condimentos feitos de gordura animal" (3,1).
O problema é que esta explicação - pelo menos na sua tradução em português - não é tão clara quanto deveria ser. Ela não menciona, por exemplo, que a lei da abstinência faz exceção ao peixe e outros frutos do mar e que isto é universalmente aceito como exceção. A razão da exceção não ser mencionada aqui é porque ela é implícita ao texto original em latim, onde se lê:
"Abstinentiae lex vetat carne vesei, non autem ovis, lacticiniis et quibuslibet condimentis etiam ex adipe animalium" (3,1).
A palavra "carne" no original latino é "carnis" (aqui declinado no ablativo como "carne"), a qual não corresponde exatamente ao significado da palavra "carne" em português. No português contemporâneo, "carne" tende a significar a carne de qualquer animal, seja ele mamífero, ave, peixe ou o que quer que seja. Mas da forma como é usada aqui, "carnis" se refere tão somente à carne de mamíferos e aves; não inclui a carne do peixe (ou mesmo de répteis, anfíbios e insetos). (...)"
Para ler o artigo todo, vá em http://www.veritatis.com.br/article/5761.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Quaresma é caminho de conversão a Cristo, diz o Papa Bento XVI
VATICANO, 17 Fev. 10 (ACI) .
Na Audiência Geral desta quarta-feira na Sala Paulo VI, o Papa Bento XVI assinalou que "iniciamos hoje, a Quarta-feira de Cinzas, o caminho quaresmal, que dura quarenta dias e que nos conduz à alegria da Páscoa do Senhor" e explicou que este tempo é um especial caminho de conversão a Cristo que "é o caminho pelo qual todos estamos chamados a caminhar na vida".
Recordando a fórmula "Converte e crê no Evangelho" da imposição das cinzas, o Santo Padre afirmou que "converter-se significa mudar a direção no caminho da vida. É ir contracorrente, onde a 'corrente' é o estilo de vida superficial, incoerente e ilusória, que freqüentemente nos arrasta, nos domina e nos faz escravos do mal ou prisioneiros da mediocridade moral".
Entretanto, prosseguiu, "com a conversão se tende à medida mais alta da vida cristã, confia-se no Evangelho vivo e pessoal, que é Jesus Cristo. Sua pessoa é a meta final e o sentido profundo da conversão, é o caminho pelo qual todos estamos chamados a caminhar na vida, deixando-nos iluminar por sua luz e sustentar por sua força que move nossos passos".
"O 'Converte e crê no Evangelho' não está apenas no início da vida cristã, mas acompanha todos seus passos, renova-se e difunde em todas suas expressões. Cada dia é momento favorável e de graça, também quando não faltam as dificuldades e a fatigas, as quedas, quando temos a tentação de abandonar o caminho do seguimento de Cristo e de nos fecharmos em nós mesmos, em nosso egoísmo, sem dar-nos conta da necessidade que temos de abrir-nos ao amor de Deus em Cristo, para viver a mesma lógica de justiça e de amor".
Bento XVI sublinhou que "frente ao medo inato do fim, e sobre tudo no contexto de uma cultura que tende em tantos modos a censurar a realidade e a experiência humana da morte, a liturgia quaresmal nos recorda, por um lado, a morte, convidando-nos ao realismo e à sabedoria, mas por outro lado, impulsiona-nos sobre tudo a acolher e a viver a novidade inesperada que a fé cristã revela na realidade da mesma morte".
"O ser humano é pó e ao pó voltará, mas é pó precioso aos olhos de Deus, porque Ele criou ao homem destinando-o à imortalidade. Também o Senhor Jesus quis compartilhar livremente com cada homem a fragilidade, em particular através de sua morte na cruz; mas precisamente esta morte, cheia de seu amor pelo Pai e pela humanidade, foi a via para a ressurreição gloriosa, por meio da qual Cristo se converteu em fonte de uma graça dada a quantos acreditam nele e participam de sua mesma vida divina".
O Papa ressaltou que a imposição das cinzas "é um convite a percorrer o tempo de Quaresma como uma imersão mais consciente e mais intensa no mistério pascal de Jesus, em sua morte e ressurreição, mediante a participação na Eucaristia e na vida de caridade, que nasce da Eucaristia e na qual encontra seu cumprimento".
"Com a imposição da cinza renovamos nosso compromisso de seguir a Jesus, deixando-nos transformar por seu mistério pascal, para vencer o mal e fazer o bem, para fazer morrer a nosso 'homem velho' ligado ao pecado e fazer nascer o 'homem novo' transformado pela graça de Deus", concluiu.
Fonte: ACI Digital
Assinar:
Postagens (Atom)